quinta-feira, 22 de maio de 2008

O qualifying de Roland Garros



Se formos julgar pelo número de jogadores inscritos no qualifying de Roland Garros, o Brasil não está mal, em 10o. lugar, com 5 qualificados. Pode ser um bom sinal para o futuro. Mas apenas " pode ser".
É bom dizer o seguinte: apesar do nome " qualifying", ou " qualificatório", não entra qualquer um na chave.
É preciso ter um bom ranking para isso.
Você raramente encontra nos qualifyings de Grand Slams jogadores com ranking acima de 300 do mundo.
Pode até encontrar na chave principal, por causa de um convite, casos de Guga e Coria neste ano. Nosso grande e genial Guga se despedindo de seu solo sagrado ( apesar de ter certeza que o veremos lá ano após ano, provavelmente jogando o Legends Trophy, torneio de duplas das estrelas do passado que Roland Garros promove todo ano).
O país com mais tenistas no qualifying de Roland Garros é a própria França país-sede, com 16 qualificados. Em segundo lugar vem a Armada Espanhola, com 11, e Alemanha com 9.
O qualifying já chegou á sua rodada final, e podemos ver que quantidade não significa qualidade, apesar de ser um bom indicativo de futuro.
Dos 16 tenistas da França que começaram, apenas 2 chegaram á rodada final ( aproveitamento pífio de 12,5%).Os mesmos 2 que o Brasil classificou, mas que só tinha 5 inscritos, portanto teve um excelente aproveitamento de 40%.
Em números gerais, o Brasil pulou da 10a. posição antes de começar o qualifying, para o 4o. lugar junto da França, que era a 1a. antes.
Agora é torcer para Thomaz Bellucci e Thiago Alves vencerem suas partidas finais nesta sexta-feira, e juntarem-se a Guga e Marcos Daniel na chave principal de Roland Garros.
O site TênisBrasil transmite o placar ao vivo, ponto-a-ponto, a partir de 09:00.

Nenhum comentário: