segunda-feira, 23 de maio de 2011

Começa Roland Garros


Toda vez que começa o incrível torneio de Roland Garros, lembro da ligação emocionada de meu pai em 1997, comemorando a vitória de Guga neste torneio pela primeira vez. Era algo quase inimaginável. Havíamos crescido com tenistas brasileiros beirando o Top 30 uma vez durante toda a carreira, então era inimaginável pensar que um brasileiro número 66 do mundo ganhasse o mais importante torneio em saibro do mundo!
Pois Guga voltaria a ganhar Roland Garros por mais duas vezes, conquistaria o topo do ranking mundial, e daria muitas alegrias ao povo brasileiro. O primeiro grande herói esportivo brasileiro pós-Senna.
Passados três anos de sua aposentadoria, chegamos em 2011 em Roland Garros novamente com alguma esperança. O tênis brasileiro não teve toda aquela evolução que espeávamos pós-Guga, mas algum resultado deu sim. Temos Bellucci nas quadras, onde devemos esperar dele que chegue novamente nas oitvas-de-final, perdendo para Djokovic. Sim, pois esperar qualquer outra coisa contra um tenista que não conhece derrotas em 2011 seria uma maluquice.
Mesmo assim, Bellucci deu trabalho a Nadal recentemente. É treinado por Larri Passos, que conhece o caminho de Roland Garros muito bem, pois levou Guga a 3 títulos lá. Só que era Guga, né...
Neste ano, além de Bellucci, temos Ricardo Mello também. 2 tenistas brasileiros na chave principal é muito pouco. Nossos vizinhos da Argentina colocaram 7. E todo ano é assim. O programa de tênis deles funciona há muito, muito tempo.
Não vejo outros 5 brasileiros com chance de chegar a Roland Garros. Qué pasa aqui, muchachos?

Foto da Reeeeeeeeuuuuters!