sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tênis além do Guga

Acho que falo muito sobre o esporte “tênis”. Falo mais do que jogo. Mas escrevo muito menos do que falo e jogo.Vou tratar de melhorar essa equação um pouco hoje. O Brasil é o país do futebol. Que é meu segundo esporte na ordem de preferência. Dependendo dos títulos do Atlético-MG, ele passa o tênis e sobe para a primeira posição. Ou seja, gosto mais de futebol antes de começar o Brasileiro, recentemente. Porém, bem antes do Guga surgir, acompanho este esporte com lupa. Mais de perto a partir de 1980, quando comecei a praticá-lo, e o fiz de forma séria e concentrada por 7 anos.Depois vi que não seria um Jimmy Connors e fui tentar outras coisas.

Um amigo meu bem mais futeboleiro que amante do esporte da bolinha amarela costuma dizer que o atual melhor brasileiro no ranking do tênis mundial, Thomas Bellucci, atual 30º. do mundo, é o Rubinho Barrichello do tênis.Isso porque ele sempre ganha duas partidas e perde na terceira. Ou luta muito, mas perde em uma segunda rodada. Este meu amigo compara os resultados do tênis aos da Fórmula 1. Mas compara principalmente a postura do Bellucci a do Barrichello, do quase lá, do muito competente mas poucas vezes vencedor. Por discordar dele em algumas afirmações, relembrei como era o rol de ídolos brasileiros do tênis que tínhamos antes de Guga. Fui buscar lá na época do meu começo na prática do esporte. 1980. Lembrei da vitória sobre o legendário e genial John McEnroe do Carlos Kirmayr, nosso tenista com cílios tão loiros que mal conseguimos enxergar o resto de sua face. Nosso esporte vivia de conquistas esporádicas, pontuais. Kirmayr chegou a ficar entre os 40 melhores do mundo. Não vou falar de Thomas Koch, pois não acompanhei sua carreira, que nasceu um pouco antes da minha existência se iniciar. Depois do Cílios Loiros, veio de forma mais marcante Luís Mattar, que conseguiu um lugar entre os 30 melhores. Elegância em quadra, muita sobriedade, golpes bonitos, mas muito sério. Levou esta seriedade ao mundo dos negócios, e pelos meus cálculos, pode estar 12 mil reais mais rico desde o momento em que comecei a escrever esta coluna. Seu parceiro de duplas nas quadras, Cássio Motta, seguiu o mesmo caminho, e depois de ser a versão Gornaldo das quadras de tênis, resolveu engordar a carteira de forma mais consistente.

Depois destes personagens e histórias, veio o Guga. Aí é fácil separar dois grupos de fãs de tênis no Brasil. Os que agora só aceitam como vencedor no tênis brasileiro um novo Guga, ou seja, número 1 do ranking mundial. Estes são do grupo pós-Guga.E aqueles que automaticamente exaltam um tenista brasileiro entre os 100 melhores do mundo.Estes são os dinossáuricos admiradores do tênis pré-Guga. Para que estes dois grupos não passem a concordar com aquela comparação do Bellucci ao Rubinho, nosso tenista número 1 contratou o treinador e amigão do Guga, o já mito Larri Passos. Pois se existe uma falha que pode ser corrigida por Larri no jogo do Bellucci é sua capacidade de acreditar em seu jogo até o final. Isso Guga tinha como ninguém. E por isso é tão difícil criar uma forma de bolo: pegue uma confederação de tênis, abra centros de treinamento no Brasil todo e pronto, novos Gugas surgirão. Falta jogá-los por meses a fio nos campeonatos suados na Europa, com pouco dinheiro no bolso, sem valer ligar chorando para a mamãe no segundo mês. Por isso os argentinos conseguem mais êxito neste esporte que nós, brasileiros apegados ao colinho. Por isso, meu amigo vai continuar chamando nosso tenista top de Rubinho. Enquanto discordo dele, vou ali encher meu balde de pipoca para mais uma noite de pouco sono, para acompanhar o Aberto da Austrália, que termina neste Domingo. Se você quiser acompanhar, sintonize na ESPN, geralmente a partir das 22 horas. Ah, o Bellucci já perdeu.


*coluna originalmente publicada no Jornal Interação de Araxá, em 28/1/2011